-
Arquitetos: ŠÉPKA ARCHITEKTI
- Área: 188 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aleš Jungmann
-
Fabricantes: Mastavby
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a reforma de uma casa em Praga que foi concluída e reconstruída várias vezes como uma edificação originalmente recreativa da década de 1930 para residência permanente. Considerando essas intervenções, sua estabilidade já não era mais suficiente. A decisão fundamental foi, portanto, complementar e fortalecer a construção com um espartilho de aço. Outro problema era o telhado original, com apenas 15 cm de espessura.
A eliminação de todo o telhado, que decidimos no final, permitiu não apenas uma solução mais eficaz do problema da impermeabilização, mas também a adaptação do projeto no segundo andar acima do solo para atender às demandas do investidor. O segundo andar também é ampliado com uma nova sala no antigo terraço. O espartilho de aço não é apenas um elemento técnico; também pretende ser uma treliça para trepadeiras e consolida todo o edifício em termos de arquitetura. Todo o espartilho consiste nos mesmos prismas de aço soldados dos perfis "L" em um módulo de 1280 mm.
Este módulo permitiu preservar idealmente as aberturas existentes da parte que resta da edificação. A construção em alvenaria do segundo pavimento, com blocos de concreto leves, complementa a parte de aço e ajuda a transportar a nova laje de concreto armado no telhado que servirá, por sua vez, como um terraço acessível com uma modificação do jardim. O acesso ao telhado diretamente do jardim é possível graças a uma escada de serviço, projetada a partir da lateral da edificação na construção em aço. O interior do segundo andar torna visível os blocos e o teto, ambos de concreto.
Juntamente com a estrutura de suporte de aço, todos os materiais são admitidos em sua forma natural. Esse interior rugoso é complementado por um mobiliário móvel feito de compensado de bétula na forma de células para dormir, armários que dividem os quartos e móveis soltos. Uma parte integrante de cada dormitório foram as cortinas. Cada membro da família escolheu sua solução de cores no mesmo tema selecionado. O interior e o exterior da edificação criam uma plataforma que muda com o tempo.